Água, temos que preservar!

Esta postagem foi publicada em 3 de janeiro de 2013 e está arquivada em Especial, Uberaba, Uberaba em foco.



Quem vive em nossa Região não sabem o que está acontecendo, logo ali, no Vale do Jequitinhonha!

 

Estive lá nos dias 19 a 21/12/2012, Na Cidade de Pedra Azul, compondo uma Comissão do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Conselheiros Municipais  da Região e representantes da Empresa COPANOR, subsidiária da COPASA, responsável pelo fornecimento de água subsidiada pelo Estado, utilizando verba do Orçamento da Saúde – tudo aprovado no Conselho Estadual, conforme determina a Lei.

 

Já havíamos levantado várias discussões no Plenário do Conselho Estadual sobre o Projeto que fora criado em 2007 – que por sinal é excelente!

 

Temos divergências em continuar utilizando verbas do orçamento da saúde, pois muitos têm o entendimento de que, apesar de ser legal, a COPASA E A SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA DO ESTADO É QUEM DEVEM FINANCIAR O PROJETO.

 

Quando iniciamos a reunião, em Pedra Azul, e que os representantes da região demonstraram o que estão passando em suas cidades, ficamos “boca e abertos”, pois chegam a ficar semanas e semanas sem receber uma gota d’água em suas caixas.

 

Apresentaram-nos, um garrafão com água que fora coletada do caminhão pipa que leva água para amenizar o sofrimento dos moradores, que tinha a cor parecida com gasolina, é horrível!

 

Aqui temos água em abundância, apesar de algumas faltas pontuais, e desperdiçamos muito em todos os sentidos, sem pensar que, um dia, nossos Netos e Bisnetos, poderão estar na situação encontrada no Vale do Jequitinhonha, é muito sofrimento.

 

E para aumentar a nossa indignação, a COPANOR recebeu autorização de um proprietário para realizar prospecção de poço artesiano em suas terras, e quando foi encontrado água, resolveu cancelar a autorização dada. É o cúmulo da falta de CORAÇÃO!

 

O Judiciário foi acionado e, com certeza, fará com que o proprietário sem coração permita a conclusão dos poços artesianos e a Cidade de Comercinho e região, possam obter água para o seu dia-a-dia.

 

Precisamos nos balizar nestas situações para agradecer a Deus o quanto somos abençoados por morar em uma região tão rica e que possamos encontrar saídas com planejamento Estratégico, já que estaremos a partir do dia 01/01/2013, com Gestão nova, para “o pouco” que nos faltam.

 

 

Jurandir Ferreira

Conselheiro Estadual de Saúde-CNBB    

 

 

Posts Relacionados:

Senac viabiliza ensino técnico gratuito pelo Pronatec
Cinema Nacional
Máscaras caseiras para tirar manchas escuras da pele