Seções
Serviços
Esta postagem foi publicada em 19 de novembro de 2012 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques, Uberaba, Uberaba em foco.
Projeto do Governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, está ajudando e transformando a vida de pessoas com deficiência visual. Um dos alunos que está descobrindo o mundo da informática com a ajuda do Centro Vocacional Tecnológico de Patos de Minas (CVT) é o aposentado Heli Gonçalves Rosa, de 45 anos, morador daquela cidade. Com 4% de capacidade de visão, ele aprendeu, em pouco menos de dois meses, a dominar os programas básicos de informática, além de navegar na internet.
A conquista foi comemorada por ele: “Às vezes, por preconceito, as pessoas nos deixam de lado. E aí a gente fica inseguro e acha que não tem capacidade.
Quando a gente quer, tem que ir atrás. Mas tem que ter apoio”, destacou.
Heli é um dos 10 alunos da primeira turma do curso de informática para pessoas com deficiência, oferecido gratuitamente pelo CVT do município. “O curso está fazendo muito bem para mim e para os meus colegas. Gosto de ver as pessoas felizes,” disse.
“A informática se insere no mundo como instrumento essencial para a formação de um novo contexto social, político, econômico. Ela serve como ferramenta pedagógica, desenvolvendo habilidades e transformando as pessoas em membros ativos, preparadas para enfrentar a sociedade. Isto sem contar a inclusão digital, formação profissional, inserção no trabalho e na integração social”, afirmou o diretor da unidade de Patos de Minas, Gustavo Gonçalves.
Segundo Gustavo a previsão é que novas vagas sejam abertas após o término dessa turma. A iniciativa tem o apoio da Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Patos de Minas. O curso é realizado todas as sextas-feiras, das 8h às 9h30 na unidade, localizada na Rua Ouro Preto, nº 775, bairro Santo Antônio. São duas salas de inclusão digital, um laboratório de eletrônica, um núcleo de apoio ao empreendedor (NAE) e uma sala de videoconferência.
Qualificação Profissional
Entre as qualificações oferecidas pelo CVT de Patos de Minas, se destacam a de atendimento ao cliente; autoCAD; cadastro, crédito e cobrança; CorelDraw; criação de website; gestão de pessoas e atendimento ao cliente; informática básica; práticas administrativas; manutenção de computadores; noção de eletrônica básica, photoshop, entre outras.
“O projeto oferece cursos gratuitos de inclusão digital, qualificação e aperfeiçoamento, com aulas teóricas e práticas para todas as regiões mineiras.
Há quatro anos, a região do Alto Paranaíba já ofertou 690 cursos e certificou mais de 8.500 alunos com os cursos presenciais e à distância”, lembrou o secretário de Estado de Ciência, Teconolgia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.
Estamos passando por crise profunda na saúde brasileira. Uma crise que...
Um filhote de leão precisa aprender poucas coisas de sua mãe,...
Numa dessas visitas dos Bispos Brasileiros aos Dicastérios Romanos, (há mais...