Seções
Serviços
Esta postagem foi publicada em 20 de May de 2015 e está arquivada em Saúde.
Especialista dá dicas de alimentação que pode ajudar na prevenção da gripe
Teve inicio no último dia 04 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O slogan deste ano foi criado na importância da proteção,“Contra a Gripe seu escudo é a vacinação”. A 17ª edição da campanha, conforme o Ministério da Saúde tem por objetivo imunizar cerca de 49,7 milhões de brasileiros que se encaixam no grupo prioritário, ou seja, que tem maiores probabilidades de desenvolverem a doença.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dose da vacina previne contra os três subtipos do vírus de gripe, que são A/H1N1, A/H3N2 e a influenza B. Entre o público-alvo beneficiado pela campanha estão os idosos acima de 60 anos, mais vulneráveis ao aparecimento dos vários tipos de gripe e suas complicações, que se não forem tratadas pode levar a óbito.
De acordo com Nadja de Souza Pereira, Nutricionista Clínica da Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (ASBP) é importante se vacinar todos os anos, pois o vírus sofre mutação constantemente, e com isso pode favorecer o surgimento de novos casos, ainda mais com a chegada da frente fria que geralmente ocorre entre os meses de maio e agosto.
“A vacinação é um dos métodos mais seguros de se prevenir o contagio da Influenza. Por meio dela, o paciente evita o desenvolvimento de pneumonias, tuberculoses, que são os tipos mais graves da doença”, afirma a Nutricionista.
Ainda conforme o Ministério Público foi disponibilizado 240 mil profissionais equipados com 27 mil veículos que já estão atuando nos postos de vacinação. A campanha acontece até o dia 22 de maio, sendo apenas necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação.
“É importante se proteger nesta época, antes da chegada do inverno, pois o organismo leva em média de duas a três semanas para criar a imunidade contra o vírus” pontuou Nadja de Souza.
Vale salientar que alguns efeitos colaterais podem surgir após tomar a dose, como febre, mal estar, dor no corpo e dor no local da aplicação. “É importante esclarecer que a vacina diminui os riscos de contágio, e em casos onde surjam sintomas e complicações o indicado é procurar um médico” concluiu.
Formas de transmissão e prevenção da influenza
A gripe é um tipo de infecção respiratória causada pelo vírus Influenza e transmitida facilmente através do ar por meio de contato com secreções, expelidas por pessoas contaminadas. A transmissão é possível também quando a mucosa entra em contato com objetos. Os sintomas característicos da doença incluem dor de garganta, dor no corpo, febre, além de tosse e dores no corpo.
A forma mais eficaz de prevenção é a vacina. Contudo, alguns cuidados também devem ser adotados em casa, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, além de não compartilhar objetos com pessoas contaminadas. Vale também evitar os locais abafados e com muita gente. Quando utilizar transporte coletivo, como ônibus, manter sempre as janelas abertas para o ar circular, mesmo em dias frios. A circulação de ar faz com que diminua a transmissão do vírus.
Uma alimentação equilibrada e saudável pode contribuir para o aumento da imunidade, melhorando, desta forma, a defesa do organismo contra a contaminação do vírus da Influenza. Portanto, é necessário o consumo diário de frutas e verduras frescas, ricas em vitamina C (laranja, acerola, couve, etc), alimentos fontes de ácido graxo ômega-3 (sardinha fresca, salmão, atum, etc), gengibre, por possuir excelente efeito antiviral, dentre outros.
Também é importante saber, que devem ser evitadas as dietas que impõem a restrição de alimentos, sem a devida orientação profissional, pois isso aumenta a vulnerabilidade do organismo às doenças.
Para mais informações sobre como os idosos podem se prevenir da gripe e as formas de contaminação não deixem de acessar o site:www.aposentados.org.br